quarta-feira, 24 de junho de 2015

Principais equipamentos da serralheria

Bom dia, veja abaixo os principais materiais para serralheria:
Máquina de Corte: Também conhecida como Serra de Disco ou Policorte, a máquina de corte realiza o corte das peças através de um disco especial. As melhores máquinas de corte são as que possuem mecanismo automático e cabeça dupla, com sistema de corte com avanço frontal do disco.
Fresa de Topo ou Entestadeira: máquina utilizada para fazer entalhes, cortes ou desabes nas extremidades dos perfis de metal, garantindo o acabamento da esquadria. As entestadeiras mais modernas sãs as que possuem cabeça dupla, que trabalham paralelamente.
Fresa Copiadora ou Pantógrafo: equipamento utilizado para produzir furos, onde serão encaixadas as fechaduras, por exemplo. O pantógrafo permite copiar o mesmo tamanho e forma do furo diversas vezes, criando um padrão no perfil da esquadria.
Estampo: Os estampos são ferramentas destinadas à fabricação em série de peças, através de operações de corte, dobra e repuxo, transformando uma chapa plana e formando o produto final, que pode ter várias formas geométricas. Existem estampos manuais e pneumáticos.
Curvadeira: máquinas utilizadas para moldar perfis para esquadrias, proporcionando um aspecto arredondado.  A curvadeira possui três carretéis dispostos em um triângulo, onde o perfil é submetido. A cada passada do perfil, o carretel do meio é apertado e o perfil vai tomando forma em curva. Os carretéis são feitos em nylon, em variados tamanhos.
Além das máquinas principais, a serralheria também deve contar ferramentas como mesas métricas, mesas vazadas, mesas de corte, bancada de ferramentas, furadeiras, rebitadeiras, chaves, martelos, marteletes, morsas e revólveres de aplicação, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que devem ser utilizados pelos serralheiros.

retirado do site:  http://www.serralheiro.etc.br/dicas/principais-equipamentos-da-serralheria acesso 24/06 as 8:58


Nenhum comentário:

Postar um comentário