segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Como reverter uma situação negativa

Identificar o problema é o primeiro passo. A partir daí, o empreendedor pode se concentrar na venda e tentar reverter a situação que gera prejuízo.
Ao perceber que a venda não remunera o negócio, o empreendedor precisa redefinir sua atuação, seja como o empreendimento está sendo dirigido, seja o local e o público aos quais ele se destina.
A solução não é fazer empréstimos em instituições financeiras. As primeiras providências para solucionar o problema são avaliar as hipóteses e buscar alguém externo (em geral, um consultor).
Entre as hipóteses do problema podem ser citadas duas situações:
Venda insatisfatória
O volume é inferior ao necessário para manter o estabelecimento. Exemplo: o local do estabelecimento não tem demanda suficiente de grades e portões.
Custo alto
A estrutura é mais cara do que o necessário. Exemplo: a serralheria precisa rever sua posição no mercado, reduzindo custos, ou procurar um aluguel mais adequado e que fique dentro do volume arrecadado pelo empreendimento.
A partir da identificação do problema, seja ele estrutural ou de funcionamento, o empreendedor poderá se concentrar na venda e/ou produção e tentar reverter a situação que gera prejuízo para o seu estabelecimento. A dica é sempre resolver o quanto antes uma situação de prejuízo, pois quanto mais a decisão é adiada, mais cara ela se torna.
Os ajustes devem ser feitos rapidamente. O empreendedor, de qualquer ramo de atividade, é conhecido por sua insistência, mas isso deve acontecer quando ainda existe solução.
Independentemente da situação, manter o foco é importante para não se deixar abater e encontrar a solução mais adequada. Confira algumas dicas:
Peça ajuda
Se você não conseguir resolver uma situação negativa, não tente fazer tudo sozinho. Converse com alguém para que a pessoa possa ajudá-lo a encontrar a melhor solução. Por exemplo, o gerente do banco, para renegociar prazos; um sócio, para verificar possibilidades de parcerias; uma consultoria, para avaliar o desenvolvimento do empreendimento.
Mude sua forma de pensar
Quando você estiver em uma situação negativa, mude sua forma de pensar, para que possa observar o que é possível aprender com a situação. É importante que você esteja atento para perceber o que pode aprender e melhorar.
Tenha foco somente no que pode controlar
É comum que, em situações complicadas, você se sinta desesperado para encontrar uma solução. Porém, nem tudo está sob o nosso controle e por isso é importante entender que não deve se preocupar com o que não pode controlar. Resolva os erros, assuma os prejuízos, entre os produtos que tem condições de dar conta, e tudo o mais que estiver a seu alcance e esqueça o que não está em seu controle.
Essa situação vai passar
Procure manter em mente o pensamento de que essa situação problemática não é permanente. Em algum momento, tudo se resolverá e não há motivos para preocupações em excesso.
Assim como o sucesso, as situações negativas fazem parte da rotina do empreendedor e podem ser revertidas. Mantenha o foco, faça o seu trabalho, evite dívidas e tenha paciência.

Retirado do site https://www.profissionaldoaco.com.br/destaques_in.asp?id_destaque=254 em 16/11 as 11:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário