quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Os Serralheiros e os Equipamentos de Proteçao Individual

Vivemos novos tempos em que a saude e o bem estar no ambiente de trabalho deixaran de ser uma preocupaçao exclusiva dos trabalhadores. A sociedade,poder publico e empresas assumiram compromissos morais, éticos e legais visando resguardar a saude e a integridade fisica dos trabalhadores.



A sociedade elegeu leis que defenden os interesses dos trabalhadores e o poder publico criou ferramentas de fiscalizaçao e puniçao. As empresas veen sua equipe como instrumento essencial de sucesso, passando a se preoculpar e zelar pelos interesses pessoais e profissionais dos seus trabalhadores.

Nesta nova perspectiva, a segurança e a saúde do trabalhador devem ser tratadas com total priridade. E nesse contexto que se insere a importancia do uso do equipamento de proteçao individual- EPI, OS EPI´s nada mais são do que dispositivos ou produtosde uso individual utilizados pelos trabalhadores expostos a agentes nocivos.
Ha diversos tipos de EPI´s, os quais podem variar dependendo do tipo de atividade, ou de risco tais como:


-Proteçao auditiva (abafadores de ruidos ou protetores auriculares)


-Proteçao respiratoria (mascara e filtro)

-Proteçao visual e facial (oculos e viseiras)





-Proteçao de cabeça (capacetes)

-Proteçao de mãos e braços (luvas e mangotes)


-Proteçao de pernas e pés ( sapatos, botas e botinas)

-Proteçao contra quedas ( cintos de segurança e sinturoes) etc.



A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservaçao e funcionamento. Por outro lado, o empregado devera observar as seguintes obrigaçoes:


-Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina.
-Responsabilizar-se pela guarda e conservaçao.
-Comunicar ao empregador qualquer alteraçao que o torne improprio ao uso,
-Cumprir as determinaçoes do empregador sob o uso pessoal.
Os EPI´s visam a manutençao da saúde fisica e proteçao dos Serralheiros contra o risco de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais, cujo uso correto deve ser seriamente respeitado e fiscalizado por todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário